PORQUÊ ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE?

A Canfer adotou medidas para proteger a privacidade dos Clientes e Utilizadores dos nossos serviços, bem como dos seus produtos e serviços, tendo elaborado a presente Política de Privacidade com o propósito de demonstrar o seu compromisso e respeito pelas regras de proteção de dados pessoais.

Esta Política de Privacidade surge para dar a conhecer aos nossos Clientes e Utilizadores, as regras gerais de privacidade e tratamento dos seus dados pessoais, que recolhemos e tratamos no estrito respeito e cumprimento da Lei.

A Canfer respeita as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais, tendo sido para o efeito todos os seus dados alojados no nosso servidor e armazenados em bases de dados específicas, salvaguardando deste modo a sua privacidade. Em situação alguma, os dados recolhidos serão utilizados para outra finalidade que não seja aquela para a qual foi dado o consentimento por parte do seu titular.

O QUE ABRANGE ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE?

Esta Política de Privacidade aplica-se exclusivamente à recolha e tratamento de dados pessoais efetuados, pelas Empresas nossas parceiras, dentro do nosso ramo comercial.

O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?

São informações relativas a uma pessoa singular identificada ou identificável (“titular dos dados”). É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome ou um número de identificação.

QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS?

A entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais é a Canfer Peças e Acessórios Auto, Lda. que no contexto do serviço e/ou venda que lhe foi prestado decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento dos dados e para que finalidades são utilizados.

QUE TIPO DE DADOS PESSOAIS RECOLHEMOS?

A Canfer, no âmbito da sua atividade, procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à prestação de serviços e/ou fornecimento de produtos, tratando nesse âmbito dados como o nome, número de contribuinte, dados do veículo automóvel, a morada, o número de telefone e o endereço de correio eletrónico.

Caso exista consentimento prévio do Cliente ou do Utilizador, o qual poderá ser retirado a qualquer momento, a Canfer procederá ao tratamento dos respetivos dados pelo tempo necessário à comercialização dos serviços.

QUANDO E COMO RECOLHEMOS OS SEUS DADOS?

A Canfer recolhe os seus dados por telefone ou por e-mail mediante o prévio consentimento. Por regra, os dados pessoais são recolhidos com a celebração de qualquer contrato com o Cliente.

Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório e, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Canfer não poderá prestar o serviço em causa, pelo que informará os Clientes da natureza obrigatória do fornecimento dos dados.

Se não é Cliente da Canfer os seus dados apenas serão tratados se os disponibilizar, designadamente, caso em que se aplicarão as regras desta Política de Privacidade.

Os sistemas e os procedimentos de software utilizados para operar o nosso website adquirem, durante a sua operação normal, alguns dados pessoais cuja transmissão está implícita no uso de protocolos de comunicação da Internet. Tratam-se de informações que não são recolhidas para serem associadas a partes interessadas identificadas, mas que, por sua própria natureza, poderiam, através de processamento e associação com dados mantidos por terceiros, permitir que os utilizadores fossem identificados. Esta categoria de dados inclui endereços IP ou nomes de domínio dos utilizadores que se conectam ao nosso website, os endereços na notação Uniform Resource Identifier (URI) dos recursos solicitados, a hora da solicitação, o método usado para enviar a solicitação, solicitação ao servidor, o tamanho do arquivo obtido em resposta, o código numérico indicando o status da resposta dada pelo servidor (sucesso, erro, etc.) e outros parâmetros relacionados com o sistema operacional.

Estes dados são utilizados com o único propósito de obter informações estatísticas anónimas sobre a utilização do nosso website e dos websites de clientes, de modo a verificar o seu correto funcionamento e para identificar anomalias e/ou abusos, sendo eliminados imediata e definitivamente após o tratamento em causa. Os dados em causa podem ser utilizados para determinar a responsabilidade em caso de crimes contra a Canfer ou terceiros cometidos através do nosso website: exceto nessa situação, os dados em causa não são mantidos por mais de 14 (catorze) dias, a menos que solicitado pelo utilizador (ex: acesso às páginas pessoais do utilizador dentro do website da Canfer que resumem os serviços utilizados, as informações publicadas, etc.).

COOKIES

Os cookies são pequenos ficheiros de texto que os portais online visitados pelo utilizador enviam e registam no seu computador ou dispositivo móvel, para depois serem retransmitidos aos mesmos portais online numa próxima visita. Graças aos cookies, o portal online recorda as ações e as preferências do utilizador (como, por exemplo, os dados de login, o idioma escolhido, o tamanho da letra e outras configurações de visualização, etc.), de forma a serem mostradas novamente quando o utilizador voltar a visitar esse portal online ou navegar de uma página para outra. Os cookies são, assim, usados para executar autenticações informáticas, monitorização de sessões e armazenamento de informações sobre as atividades dos utilizadores que acedem, podendo também conter um código de identificação único que permite monitorizar a navegação do utilizador dentro do próprio portal online, para fins estatísticos ou publicitários. Durante a navegação num portal online, o utilizador pode também receber no seu computador ou dispositivo móvel cookies de portais online ou de servidores da web diferentes daqueles que está a visitar (os chamados “cookies de terceiros”). Algumas operações não poderão ser realizadas sem o uso de cookies que, em alguns casos, são assim tecnicamente necessários para o próprio funcionamento do portal online.

Existem vários tipos de cookies, consoante as suas características e funções, e estes podem permanecer no computador ou dispositivo móvel do utilizador por diferentes períodos de tempo: os chamados cookies de sessão, que são automaticamente eliminados quando o navegador é fechado; os chamados cookies persistentes, que permanecem no equipamento do utilizador até um prazo pré-determinado.

De acordo com a legislação em vigor em Portugal, para a utilização de cookies nem sempre é necessário um consentimento expresso por parte do utilizador. Em particular, não exigem esse consentimento os “cookies técnicos”, ou seja, aqueles usados com o único propósito de transmitir uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas, ou na medida do estritamente necessário para prestar um serviço expressamente solicitado pelo utilizador. Trata-se, por outras palavras, de cookies indispensáveis para o funcionamento do portal online ou necessários para realizar atividades solicitadas pelo utilizador, nomeadamente: os “cookies analytics” quando utilizados diretamente pelo gestor do portal online para recolher informações, de forma agregada, sobre o número dos utilizadores e sobre a forma como estes visitam o sítio web, os cookies de navegação ou de sessão (para autenticar-se), os cookies de funcionalidade que permitem ao utilizador a navegação em função de uma série de critérios selecionados (por exemplo, o idioma, os produtos selecionados para compra), a fim de melhorar o serviço prestado ao mesmo. Para os “cookies de criação de perfil”, ou seja, aqueles destinados a criar perfis relativos ao utilizador e usados para enviar mensagens publicitárias em consonância com as preferências expressas pelo mesmo no âmbito da navegação na internet, é necessário um consentimento prévio do utilizador. O portal online utiliza os seguintes cookies que podem ser desmarcados, com exceção dos cookies de terceiros em relação aos quais o utilizador deve referir-se diretamente às respetivas modalidades de marcação e desmarcação dos respetivos cookies, indicadas através de ligações:

Cookies técnicos:
– de navegação ou sessão e estritamente necessários para o funcionamento do portal online ou para permitir ao utilizador usar os conteúdos e serviços por si solicitados;
– Cookies analytics, que permitem compreender a forma como o portal online é utilizado pelos utilizadores. Com estes cookies não são recolhidas informações sobre a identidade do utilizador, nem nenhum dado pessoal.

As informações são tratadas de forma agregada e anónima.

– Cookies de funcionalidade, isto é utilizados para ativar funcionalidades específicas do portal online e uma série de critérios selecionados (por exemplo, o idioma, os produtos selecionados para compra) a fim de melhorar o serviço prestado.

ATENÇÃO:
Desativando os cookies técnicos e/ou de funcionalidade o portal online poderá tornar-se indisponível ou alguns serviços ou determinadas funções do portal online poderão não estar disponíveis ou não funcionar corretamente e o utilizador poderá ser obrigado a alterar ou a inserir manualmente algumas informações ou preferências cada vez que visitar o portal online.
Cookies de terceiros, ou seja, cookies de portais online ou de servidores da web diferentes dos do Titular, utilizados para fins próprios desses terceiros, incluindo também os cookies de criação de perfil. Precisa-se, que esses terceiros, elencados a seguir com as respetivas ligações para as políticas de privacidade, são titulares independentes do tratamento dos dados recolhidos através dos cookies servidos por esses; portanto, o utilizador deve consultar as suas políticas de tratamento de dados pessoaIs, informações e formulários de consentimento (marcação e desmarcação dos respetivos cookies). Como complemento note-se também que a Canfer faz aquilo que lhe é razoavelmente exigível para poder monitorizar os cookies no seu site. Estes são atualizados numa base regular na página de destino na ligação, indicado a seguir, onde damos transparência sobre cookies enviados diretamente pela Canfer e sobre a sua finalidade, com referência específica aos cookies enviados por terceiros através do nosso portal online, elencamos tanto aqueles que estão escritos no domínio da Canfer (por exemplo: Google Analytics), como aqueles que não estão escritos no domínio Canfer.pt mas com cujos titulares a Canfer tem uma relação direta (por exemplo: os cookies do Facebook). Relativamente a esses cookies, fornecemos a seguir as ligações para declarações sobre a privacidade dos terceiros que lhe enviam através do nosso portal online: a esses terceiros, como já salientado, atribuímos a responsabilidade de fornecer a declaração sobre a privacidade e recolher o consentimento dos utilizadores. Essa responsabilidade refere-se não só aos cookies que os terceiros enviam diretamente, mas também a quaisquer cookies adicionais que são enviados através do nosso portal online em virtude da utilização de serviços dos quais os próprios terceiros beneficiam. Relativamente a esses cookies, enviados por prestadores de serviços desses terceiros, a Canfer não pode exercer qualquer controlo e não conhece nem as suas características nem as suas finalidades.

A seguir são indicadas as ligações para as informações sobre cookies de terceiros:

– GOOGLE
– FACEBOOK

No quadro a seguir são indicados, de forma pormenorizada, os cookies enviados pela Canfer através da sua página Web:

 

 

 

NOME DOS COOKIES E NOME TÉCNICO DOS COOKIES FUNCIONAMENTO E FUNCIONALIDADE TEMPO DE PERSISTÊNCIA
canfer.pt first-party Técnico gdpr[consent_types]
Cookie implementado para manter conformidade do GDPR. O cookie é obrigatório e guarda os consentimentos dados pelo utilizador.
1 Ano
canfer.pt first-party Técnico gdpr[allowed_cookies]
Cookie que memoriza a aceitação de cookies de criação de perfil (também por terceiros) pelo utilizador do navegador.
1 Ano
canfer.pt first-party Técnico
gdp[privacy_bar]
Cookie implementado para informar o website se é um novo visitante ou não e se deve mostrar a barra de definições de privacidade. 1 Ano
canfer.pt first-party Técnico
ga-disable-#
Cookie implementado para fazer o opt-out automático dos dados de estatística. 99 Anos
canfer.pt first-party Estatisticas
_gid
Cookie. 1 Dia
INSTRUÇÕES DE GESTÃO DOS COOKIES NOS PRINCIPAIS NAVEGADORES

– Internet Explorer
– Firefox
– Chrome
– Safari

COMO VISUALIZAR E MODIFICAR OS COOKIES ATRAVÉS DO “BROWSER”:

O utilizador pode selecionar que cookies pretende autorizar através do procedimento próprio, previsto na página referida na ligação que precede, relativa às informações detalhadas sobre cookies enviados pelo MafraLab, bem como permitir, bloquear ou excluir (no todo ou em parte) os cookies através de funções específicas do seu browser.
Para mais informação, sobre a configuração e preferências relativas a cookies, siga as instruções específicas dos seguintes browsers:

– Internet Explorer
– Firefox
– Chrome
– Safari

 

QUAIS AS FINALIDADES DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS?

Em geral, os dados pessoais recolhidos destinam-se à gestão da relação contratual, à prestação dos serviços contratados e à adequação dos serviços às necessidades e interesses do Cliente.

Com o consentimento do cliente podemos também fornecer por e-mail informações institucionais da Empresa e/ou dar a conhecer campanhas, promoções, publicidade e notícias sobre os produtos e/ou serviços da Canfer, bem como para a realização de estudos de mercado e inquéritos de avaliação.

Os dados não são transmitidos a terceiros para fins de marketing e/ou publicidade.

POR QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os dados pessoais tratados para as finalidades indicadas acima serão conservados pelo período de tempo estritamente necessário para a realização das mesmas.
Assim, os prazos de conservação dos seguintes dados pessoais do cliente são:
– Dados pessoais tratados para fins de marketing quando o contrato entre a Canfer e os titulares de dados pessoais já não está em vigor: esses dados podem ser conservados até o titular dos dados revogar o consentimento prestado. Todavia, a Canfer estabeleceu que deve apagá-los dois anos após a prestação de consentimento e após a cessação do contrato de prestação de serviços;
– Dados conservados e tratados com vista à definição de perfis: De maneira geral, este tipo de dados pessoal é conservado até ao titular dos dados revogar o consentimento prestado, a menos que sejam prestados mais esclarecimentos a este respeito pela autoridade de controlo competente;
– Dados pessoais dos clientes disponibilizados aquando da contratação: este tipo de dados pessoais será conservado por dez anos, se respeitar a dados relativos à faturação dos serviços, e 5 anos após a cessação do contrato, se a justificação da sua conservação respeitar apenas a necessidade de a Canfer se defender contra uma reivindicação legal, baseada em responsabilidade contratual ou extra-contratual;
– Dados pessoais relevantes para o cumprimento de obrigações fiscais: Tais dados serão apagados após 10 anos de conservação, nos termos da Lei Fiscal.

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada.

Existem requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um período de tempo mínimo. Sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento ou, pelo período de tempo autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, findo o qual os mesmos serão eliminados.

COMO PODERÁ ACEDER, RETIFICAR OU OPOR-SE AO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

O Cliente tem o direito de solicitar à Canfer, a qualquer momento, o acesso aos seus dados pessoais, a respetiva retificação ou a sua remoção, nos termos do disposto no Regulamento. Tem ainda o direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, em conformidade com o disposto no artigo 18º do Regulamento, bem como o direito de obter os seus dados pessoais em formato estruturado, de uso comum e legível por dispositivo automático, nos casos previstos no artigo 20º do Regulamento.
As solicitações em causa deverão ser enviadas por escrito para o endereço de e-mail contabilidade@canfer.pt ou pelo telefone 261107541.

Caso entenda que o tratamento dos seus dados pessoais viola o disposto na legislação aplicável, poderá apresentar uma reclamação junto da autoridade de controlo competente, de acordo com o disposto no Regulamento.

QUAIS AS MEDIDAS ADOTADAS PELA NOSSA EMPRESA PARA ASSEGURAR A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Tendo presente a grande preocupação e empenho que a Canfer revela na defesa das questões de privacidade, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que nos são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS EXISTE COMUNICAÇÃO DE DADOS A OUTRAS ENTIDADES (TERCEIROS)?

A Canfer no âmbito da sua atividade, poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços. Por vezes, a prestação destes serviços implica o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos nossos Clientes.
Quando tal sucede, a Canfer toma as medidas adequadas, de forma a assegurar que as entidades que tenham acesso aos dados, cumprem o regulamento de proteção de dados em vigor.

Em qualquer dos casos, a Canfer permanece responsável pelos dados pessoais que nos disponibilize, no entanto quando existe transferência de dados para terceiros a Canfer garante que:
– essas entidades estão de acordo com o RGPD;
– apenas transfere os dados estritamente necessários para a execução do serviço em questão;
– a responsabilidade do tratamento dos dados enviados é da entidade a quem os dados forem transmitidos, limitando assim a responsabilidade da Canfer quanto às políticas dessa entidade.

Para mais informações sobre essas entidades o cliente deve pedir à Canfer mais informações sobre as mesmas.

COMO PODE FICAR A CONHECER QUAISQUER ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA CANFER?

A Canfer reserva-se o direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Privacidade, sempre no estrito cumprimento da Lei, sendo essas alterações devidamente publicitadas no nosso site , consentindo o utilizador as mesmas.